Proteja sua audição: Boas práticas para o uso dos fones de ouvido
O uso comum e recorrente dos fones de ouvido na vida das pessoas acontece por vários motivos. Entre eles, a necessidade de isolamento social, o desejo de ouvir música ou falar ao telefone. O que muita gente não sabe é que quando não utilizados de maneira correta, podem causar prejuízos à audição. Assim, é fundamental repassar aos colaboradores de sua empresa algumas orientações relacionadas ao uso deste acessório.
Veja e compartilhe com sua equipe estas dicas de boas práticas de uso do fone de ouvido:
– Dar preferência aos modelos supra aurais, que tendem a ser menos nocivos que os fones de inserção auricular.
– Guardar o fone em local limpo e seco, como embalagem plástica, e, ainda, evitar deixá-lo em locais empoeirados ou soltos nos bolsos ou bolsas.
– Manusear este acessório com as mãos limpas, inclusive limpá-los, no mínimo, uma vez por semana com pano embebido em álcool 70% se for de borracha ou silicone. Para os fones de esponja, trocá-las sempre que necessário.
– Usar os fones por, no máximo, duas horas diárias com o volume até a capacidade média do equipamento.
– Ao utilizar o fone em apenas um dos ouvidos, alterar para não sobrecarregar um lado.
– Respeitar intervalos de repouso sonoro, de preferência de uma a duas horas por dia. Nunca dormir com fones de ouvido.
– Deve estar atento enquanto utiliza os fones durante outra atividade, inclusive ao fazer atividades físicas. No trabalho, isso pode causar acidentes.
– Tenha cuidado caso sinta abafamento, zumbido, chiado, apito ou qualquer outra sensação sonora ou dor ao tirar os fones, são sinais de superestimulação. Portanto, reduza o uso e procure um profissional para diagnóstico adequado.
– Para ter uma ideia da intensidade do volume do som que escuta a dica é perguntar às pessoas que estão próximas. Se elas conseguirem ouvir o som vazando do fone é porque o aparelho ultrapassou os 85 dB. O indicado é reduzir o volume.
– Para diminuir a intensidade do som, mesmo estando acostumado no volume alto, a dica é reduzir a intensidade desse volume gradativamente.
Proteger a audição é fundamental!
Fonte: Sesi
Autora: Tania Saraiva